quinta-feira, 26 de maio de 2011

FIFA confirma: 69-68

FIFA confirma: 69-68


O FC Porto é o clube português com mais títulos conquistados após o triunfo na final da Taça de Portugal sobre o Guimarães. A FIFA, através do departamento que gere as suas bases de dados, confirmou ontem à agência Lusa que a Taça Latina de Futebol, conquistada pelo Benfica em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo que tutela o futebol a nível mundial. O mesmo departamento esclareceu ainda que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", facto que justifica a ausência de quaisquer referências "aos vencedores da Taça Latina em qualquer publicação da FIFA".
Depois de uma época em que conquistou a 17ª Supertaça da sua história, o 25º campeonato, a segunda Taça UEFA/Liga Europa e a 16ª Taça de Portugal, o FC Porto soma um total de 69 títulos, mais um do que o Benfica que, esta época apenas conseguiu vencer a Taça da Liga. De resto, a vantagem do FC Porto nesta contabilidade particular por ser ampliada já no início da próxima temporada, altura em que o FC Porto disputa dois troféus: a Supertaça, discutida mais uma vez com o Guimarães, finalista vencido da Taça de Portugal e a Supertaça Europeia, a disputar no Mónaco com Barcelona ou Manchester United, que discutem depois de amanhã a final da Liga dos Campeões.
O mesmo departamento da FIFA esclareceu ainda que a Taça Intercontinental, ganha pelo FC Porto em 1987 e em 2004 é reconhecida pela FIFA "desde a sua criação" em 1960, embora só em 2005, com a criação do Mundial de Clubes, tenha passado a ser consagrado o clube campeão do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário