16/05/2011
Os finalistas mais próximos das provas da UEFA
Nunca, em quase sete décadas de competição, uma final das provas europeias foi disputada por clubes tão próximos geograficamente. O facto de FC Porto e SC Braga proporcionarem a oitava discussão de um troféu da UEFA entre equipas do mesmo país não basta para garantir ineditismo ao jogo de Dublin, mas a distância que os separa, inferior a 50 quilómetros, assegura-lhes um lugar na história.
O insólito garantido por FC Porto e SC Braga não se esgota no facto de proporcionarem a primeira final portuguesa numa competição europeia de clubes, embora não haja nada de novo no dado de dois emblemas do mesmo país se encontrarem numa partida que decide a atribuição de um troféu da UEFA.
Em 2007, por exemplo, o Sevilha bateu o Espanyol na final da Taça UEFA e, um ano mais tarde, o Manchester United venceu o Chelsea na final da UEFA Champions League. As duas equipas portuguesas proporcionam apenas a oitava final entre adversários do mesmo país e a novidade do encontro de Dublin mede-se, sobretudo, através da distância que separa FC Porto e SC Braga, que estabelece um novo recorde difícil de bater: 47,4 quilómetros.
O jogo da capital irlandesa supera a marca estabelecida por Mechelen e PSV Eindhoven, em 1988, quando a equipa belga defrontou o vizinho holandês na Supertaça Europeia, na altura disputada a duas mãos. Em casa, o Mechelen ganhou por 3-0, antes de cumprir uma viagem de 83,8 quilómetros até à Holanda, onde os então campeões europeus foram incapazes de reverter a desvantagem, vencendo apenas por 1-0.
Sem comentários:
Enviar um comentário